Quem somos

A Destinos & Consultoria foi criada em 2017 por Laysla Braga e Debson Duarte, Graduados em Turismo & Hotelaria, casados e apaixonados por viagens. Com o intuito de facilitar a vida das pessoas que amam ou precisam viajar, entendemos que viagem não é exclusivamente um artigo de luxo, e o nosso foco é tornar as viagens algo prazeroso e seguro. Pensando nas férias em família, na logística empresarial e nas viagens dos sonhos, a Destinos & Consultoria tem se especializado em soluções práticas e atendimento de excelência, diferenciado e flexível.

Cursos de Turismo GRÁTIS

domingo, 2 de julho de 2017

Passaportes Coloridos?!

Olá senhores passageiros!!

O assunto de hoje é pra deixar esse mês de Julho bem colorido!! E como primeiro post do mês, combinando com o último post do mês passado, vamos falar sobre passaportes!!
Qual a cor do seu??


Você sabia que a cor do passaporte não é uma simples coincidência ou escolha aleatória?
O que configura a tonalidade das cores dos passaportes são parâmetros oficias definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO - International Civil Aviation Organization).
A partir desses parâmetros, as nações podem escolher a coloração e a forma que mais convêm aos seus interesses internos de cada país, e entre as possíveis opções temos as cores: azul, preto, verde, vermelho, e acredite se quiser, até rosa!!
As cores utilizadas por cada país, indicam decisões geopolíticas.

Vermelho
Um tanto problemática durante a Guerra Fria, essa cor costumava ser utilizada nos passaportes de cidadãos das nações comunistas. Hoje, a coloração ainda indica o passado ou presente socialista desses países, como a Bulgária, a Rússia e a China. Com o passar do tempo, foi adotada em uma tonalidade puxada para o Vinho, por aqueles que fazem parte da União Europeia. Países que desejam entrar no bloco econômico europeu, como a Turquia, adotam o tom avermelhado também.





Verde
A Coloração não é mais adotada por países que tem natureza em abundância. Na verdade, se você reparar, a maioria das nações que possuem bandeiras esverdeadas seguem  Islamismo como religião predominante. Isso porque  os muçulmanos tem uma ligação muito forte com o verde, pelo que se acredita que a era a cor preferida do profeta Maomé. Países seguidores do alcorão, como a Arábia Saudita, Egito, Marrocos e Paquistão, portanto, optam por esta tonalidade. Os africanos como Gana e Costa do Marfim, pertencentes à Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS), também escolheram a coloração para se distinguirem.



Azul
A tonalidade é mais comum no continente americano e é utilizada por dois blocos econômicos. Graças às filiações com o Mercosul, o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela ostentam um passaporte azul, assim como os países da América Central que integram a Comunidade do Caribe (CARICOM).
Os Estados Unidos, até 1976, possuíam um passaporte verde, mas devido ao bicentenário da independência do país, o governo resolveu adotar o azul para se assemelhar à sua bandeira.




Preto
Dentro as opções de cores, o preto é a mais rara. A Nova Zelândia e o México a utilizam, mas ela é mais comum no continente africano, em países como o Congo, Botsuana e Angola. Nos Estados Unidos, somente pessoas com autorização especial, providas de benefícios diplomáticos, utilizam esse passaporte, ao invés do azul.


Rosa
Na Holanda, quando um cidadão perde ou não consegue obter seu passaporte oficial a tempo de uma viagem urgente, um substituto de emergência é utilizado. Para identificar esses indivíduos, o país entrega passaportes cor-de-rosa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário